8 de mar. de 2011

hoje, 8 de março, é um grande dia... dia internacional da mulher 
e... e... e... pancake day 
(dia da panqueca, vamos dizer assim).

enfim, o dia internacional da mulher todos nós sabemos do que se trata, certo? (tá, se você não sabe, pesquise!).
acho de grande valia a comemoração feminina nesse dia, podemos nos orgulhar muito da evolução que tivemos se analisarmos o que nossas antepassadas foram e o que somos hoje, de como elas eram tratadas e de como somos hoje, do espaço que conquistamos com relação à trabalho, sociedade e mundo.
hoje em dia mulher não só aquela que cuida dos filhos e da casa, mas sim aquela pessoa guerreira, batalhadora, que além de cuidar dos filhos, trabalhar, cuidar da casa e do marido (e até do amante em alguns dos casos), de usar salto alto o dia todo e nunca perder a classe, de ter tempo para cuidar do intelecto e da beleza, ainda acha um tempinho para tomar um chopinho com as amigas.
a mulher hoje em dia é amiga, companheira, tem voz ativa, opinião própria e personalidade. sem essa de ser submissa e aceitar o que o homem diz como se fosse ordem e ponto final (apesar de que algumas mulheres ainda vivem em um mundo a parte).
para mim, o dia de hoje não é apenas um dia, é a celebração das nossas conquistas em um mundo machista. e essas conquistas com certeza não param por aqui, chegamos longe, mas acredito podermos ir mais além.
e hoje, onde lá no brasil é o último dia do bendito carnaval, antes da quarta-feira de cinzas, por aqui é o dia que se come comidas 'ricas' antes do jejum da quaresma, ou seja, é o dia que a gente se entope de panquecas.
aí chega o momento de te contar que hoje ouvi muito mais pessoas comentando sobre as panquecas que comeram ou que iriam comer do que sobre o dia da mulher.
eu recebi muitas mensagens no meu celular e no facebook das minhas amigas, tanto do brasil quando dos outros países, e até de alguns homens brasileiros, mas não ouvi nenhum homem europeu falando do tal dia da mulher. essa lembrança partiu em 90% (no meu dia) das mulheres.
"dia da mulher? nem sabia que existia..."
com exceção de um único vivente que me disse logo pela manhã:
- hoje é dia da mulher lá no meu país (hungria) então eu te trouxe uma barra de chocolate para comemorar.
tive que informar o rapaz que a comemoração não é hungara, mas sim internacional. mesmo assim, valeu pelo chocolate, que é muito bom e pela lembrança, já que era cedinho.
aí eu te pergunto:
as panquecas são mais comentadas porque são mais gostosas e/ou interessantes?
ou porque homem só pensa em comida?
ou porque é um dia como outro qualquer para muitos?
ou simplesmente porque as pessoas estão ocupadas demais para analisar o significado das panquecas, ops, do dia da mulher?

de qualquer maneira, comi meu chocolate, comi as panquecas e desejo uma ótima noite internacional das mulheres à todas as mulheres desse mundo.

Um comentário:

Rosa Veiga disse...

Lindo teu post sobre o dia da mulher, amada!!
É... tem homens que não sabem nada mesmo, imagina então como tratar uma mulher!
Mas enfim, é a vida... um dia eles mudam...ehehehehe
bjus
saudades!